Home / Luta de taekwondo / Taekwondo regras – Confira 3 regras sobre o taekwondo!

Taekwondo regras – Confira 3 regras sobre o taekwondo!

O taekwondo é um esporte antigo, mas apenas recentemente começou a se tornar mais popular, principalmente depois do ano de 2000, quando se tornou um esporte oficial dos jogos olímpicos. Essa luta não requer apenas técnicas, mas também uma mente aberta para absorver todos os seus ideias. Confira 3 regras sobre o Taekwondo.

As regras (artigos) dispostas aqui foram retirados e resumidos do REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO EXPLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO (EM VIGOR A PARTIR DE 1 DE JUNHO DE 2018).

Taekwondo regras: ARTIGO 11 – TÉCNICAS E ÁREAS PERMITIDAS

As regras do taekwondo para as técnicas são relativamente simples e dividida em apenas duas:

“Técnica de punho (soco): Uma técnica de soco em linha reta usando a parte da junta dos nós dos dedos de um punho cerrado.”

“Técnica de pé: aplicar golpes usando qualquer parte do pé abaixo do osso do tornozelo.”

Há também uma restrição de áreas permitidas para a aplicação das técnicas, sendo elas:

“Tórax: ataques com técnicas de mãos e pés nas áreas cobertas pelo protetor de tórax são permitidos. Contudo, esses ataques não podem ser aplicados na região da coluna vertebral.”

“Cabeça: toda a área acima da clavícula. Somente técnicas de pé são permitidas.”

ARTIGO 12 – PONTOS VÁLIDOS

A competição de taekwondo possui regras a respeito de pontuação, onde vence o lutador que mais teve pontos. Áreas permitidas para pontuação: tronco e cabeça.

  • Critérios para pontos válidos: “Ponto (s) será atribuído quando uma técnica permitida é desferida nas áreas de pontuação do tronco com um nível adequado de impacto. Ponto (s) será (ão) atribuído (s) quando uma técnica permitida é desferida nas áreas de pontuação da cabeça.”
  • Os pontos válidos são divididos da seguinte maneira: (1) ponto para soco válido no protetor de tórax; (2) pontos para chute válido no protetor de tórax; (4) pontos para chute com giro válido no protetor de tórax; (3) pontos para chute válido na cabeça; (5) pontos para chute com giro válido na cabeça; (1) ponto atribuído para todo GAM-JEON dado ao competidor oponente.

ARTIGO 14 – ATOS PROIBIDOS E PENALIDADES

  • Ultrapassar a linha limite.
  • Levantar a perna para bloquear, e/ou chutar a perna do oponente para impedir seu chute, ou levantar a perna ou chutar no ar por mais de 3 segundos para impedir movimentos do ataque do adversário, ou chutar com intuito de acertar abaixo da cintura.
  • Evitar ou atrasar a luta.
  • Má conduta do competidor ou do técnico.
  • Segurar ou empurrar o oponente.
  • Chutar abaixo da cintura.
  • Bater na cabeça do oponente com a mão.
  • Cabecear ou atacar oponente com o joelho.
  • Atacar o oponente caído.

Essas são apenas algumas regras do taekwondo referentes à conduta do lutador, levando em consideração os movimentos e ataques permitidos, porém há muitas outras regras envolvidas nessa arte marcial.

Posições, uso de equipamentos, disposição do tatame e marcações, enfim, todas as possibilidades constam no regulamento e precisam ser respeitadas em uma competição de taekwondo.

Por isso é essencial que um lutador de taekwondo, seja lutando por federação ou não, conheça as regras do esporte.

É ainda mais importante conhecer as regras do taekwondo porque a competição se vence através de pontos, onde qualquer irregularidade prejudica o lutador no placar final.

Essa luta marcial é incrível, que o comprometimento de não ensinar somente técnicas, mas também ensinamentos filosóficos que os lutadores levam para o resto da vida.

Se você já luta ou quer ingressar nessa arte, procure conhecer mais a fundo as regras do taekwondo.

Sobre rafael

Veja Também

Taekwondo regras – Confira 3 regras sobre o taekwondo!

O taekwondo é um esporte antigo, mas apenas recentemente começou a se tornar mais popular, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *