Home / Usinagem o que é / Como funciona a usinagem mecânica

Como funciona a usinagem mecânica

A usinagem é uma das principais atividades realizadas nas indústrias metalúgicas para a fabricação de peças, e o processo de usinagem mecânica é um dos mais comuns de serem utilizados. Entenda melhor sobre como essa atividade é desenvolvida com as informações que vamos te passar.

Sendo uma atividade de fabricação de peças a partir de diversos processos, a usinagem tem por objetivo utilizar de uma matéria-prima para dar formato a uma peça, deixando-a pronta para ser fornecida para outras empresas.

Assim, um material bruto é submetido a uma máquina para que possa sofrer as ações necessárias, deixando-o pronto para ser transformado em um determinado objeto.

Nesse artigo, vamos dar ênfase a usinagem mecânica, uma forma específica de usinagem e que é realizada a partir do uso de ferramentas diversas que, em contato com a matéria-prima, permitem a fabricação das peças.

Saiba mais sobre a usinagem mecânica

O processo de usinagem é bem amplo, e quando falamos de uma usinagem mecânica estamos nos referindo a formas de usinar que utilizam de máquinas como ferramentas essenciais em cada processo.

São diversos os processos de usinagem, e cada um deles pode utilizar de ferramentas distintas para obter um resultado específico diante do material que está sendo utilizado.

Sendo uma das principais atividades desenvolvidas no setor metalúrgico, a usinagem mecânica pode ser realizada de diversas formas. Vamos apresentar a seguir as principais ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo de fabricação.

  • Tornos

Os tornos são ferramentas que permitem que uma determinada peça, presa a um cabeçote, possa girar enquanto é usinada. Esse atrito que é gerado sobre a peça é fundamental para dar o formato necessário.

Essa é uma máquina utilizada tanto na fabricação quanto no acabamento de peças, proporcionando assim a transformação da matéria-prima no objeto que se deseja obter.

Esse tipo de ferramenta costuma ser utilizada para fabricar pinos, polias, eixos e roscas, ou seja, em todo o tipo de peça que se deseje obter uma parte circular.

  • Fresadoras

A fresadora é uma ferramenta também muito utilizada na usinagem mecânica, destinada para moldar objetos durante sua fabricação. Essa ferramenta pode ser utilizada em superfícies que são planas, porém, não regulares.

Existem algumas variações no uso das fresadoras, assim, essa ferramenta pode ser utilizada não apenas para moldas, mas também para realizar perfurações, roteamento, dentre outras ações.

Essa é uma ferramenta que pode variar entre as fresadoras verticais e horizontais, cada uma apresentando especificidades que podem fazer toda a diferença.

  • Furadeiras

As furadeiras, como diz o próprio nome, são ferramentas utilizadas na usinagem mecânica para que possam ser realizadas perfurações nos mais diversos materiais.

Assim, a utilização da furadeira é essencial sempre que se precisa realizar um furo ou mesmo alargar um furo já realizado. Essa ferramenta pode ser conhecida também através da denominação de berbequim.

  • Retificadoras

Máquinas retificadoras são derivadas dos tornos mecânicos, ou seja, tem por objetivo deixar uma superfície reta, sendo utilizada até mesmo para polir superfícies ásperas ou que possam apresentar elevações.

  • Mandriladoras

Madriladoras são ferramentas utilizadas para que possam ser realizados furos, geralmente em objetos de metais. Sua função pode ser comparada a de uma broca.

Essa ferramenta pode ser utilizada também para a usinagem de cilindros. Ambas as funções fazem parte do processo de usinagem.

Essas foram algumas das ferramentas mais comumente utilizadas no serviço de usinagem mecânica, e devem ser utilizadas de acordo com a necessidade do objeto que se pretende fabricar.

Conheça mais sobre a usinagem mecânica e outros tipos de trabalho ofertados acessando o site http://braniva.com.br/. Tenha já acesso aos melhores serviços na área de mecânica que a sua empresa pode obter.

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *