Home / Como funciona / O que é usinagem

O que é usinagem

Importante para a fabricação de peças, ferramentas ou mesmo para cópias de chaves, o processo de usinagem é um dos mais utilizados em indústrias do mundo todo, por isso, nesse artigo vamos abordar melhor o que é usinagem e como ela pode ser realizada.

A usinagem, é um processo que tem por objetivo transformar um determinado material em um produto final, ou seja, fazer uso de um tipo de matéria prima para uma produção específica de objetos que serão utilizados com alguma finalidade.

Esse é um tipo de processo que pode ser realizado a partir de duas principais formas, sendo uma a usinagem mecânica e a outra a usinagem de precisão. Vamos abordar melhor sobre esses dois tipos ao longo do artigo.

Saiba o que é usinagem

Você com certeza já ouviu falar sobre a usinagem, ou mesmo já viu alguma peça produzida por esse tipo de serviço, porém, responder de forma exata o que é usinagem ainda é uma questão que levanta dúvidas para muitas pessoas.

A usinagem é uma forma utilizada para a fabricação peças diversas, utilizando como matéria prima o metal, ou mesmo alguns outros materiais similares. Esse é um processo realizado por grande parte das indústrias metalúrgicas, com o auxílio de máquinas e ferramentas específicas.

A usinagem proporciona a fabricação de peças com muito mais detalhes e precisão, ou seja, é um método mais eficaz para a fabricação de peças de tamanhos menores ou mesmo mais finas.

Dessa forma, a usinagem garante um trabalho mais detalhado e cuidadoso, o que não seria possível de ser realizado através de outros tipos de procedimentos.

Para compreender melhor o que é usinagem, é importante conhecer sobre dois processos de usinagem distintos, e que estão dentre os mais utilizados pelas indústrias.

  • Usinagem mecânica

O que denominamos por usinagem mecânica consiste no processo de usinagem realizado a partir do uso de máquinas e equipamentos por um operador.

Assim, nesse processo são utilizadas máquinas como fresadoras, tornos, furadeiras, dentre outros tipos de equipamentos que podem ser necessário, de acordo com o material utilizado e o que se pretende fabricar.

  • Usinagem de precisão

Já a usinagem de precisão consiste em um processo que, como o próprio nome diz, permite uma fabricação mais exatas de peças que exijam um certo cuidado.

A usinagem de precisão é o método ideal para a fabricação de peças que obtenham detalhes importantes, proporcionando não apenas uma riqueza de detalhes, mas também um acabamento mais bem realizado.

Compreendendo o que é usinagem você percebe também a importância desse processo dentro das indústrias. Sem a usinagem, grande parte dos objetos utilizados em diversos setores não seriam produzidos.

Através dos processos de usinagem, podem ser fabricadas desde peças utilizadas para a montagem de automóveis, peças para máquinas ou mesmo cópias de chaves, tudo isso a partir de um material bruto que, ao passar por esse processo, pode ser utilizado com diversas funções.

Assim, o serviço de usinagem pode afetar significativamente uma série de empresas que dependem desse tipo de material, principalmente as indústrias montadoras de automóveis.

Esse é um processo popularmente utilizado no mundo todo, pois, a usinagem proporciona inúmeras vantagens que nenhuma outra forma de produção pode vir a oferecer.

Uma das grandes vantagens desse processo, além da possibilidade de fabricar peças com mais detalhes, é a que ele ainda permite que sejam produzidas um grande número de peças em um curto período de tempo.

Agora que você conhece melhor o que é usinagem, saiba onde contratar esse e outros serviços com qualidade. Acesse já http://braniva.com.br/ e conheça uma das melhores empresas de mecânica.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *