Home / Usinagem o que é / Quais os processos de usinagem

Quais os processos de usinagem

A usinagem consiste em uma atividade que tem por objetivo transformar um material bruto em uma peça pronta para ser utilizada. Nesse artigo vamos abordar um pouco mais sobre quais são os processos de usinagem que proporcionam o resultado final desse trabalho.

O serviço de usinagem consiste no processo que um determinado material pode demandar para ser transformado em uma peça ou ferramenta. Assim, cada matéria-prima pode passar por processos variados para chegar até o resultado final.

Seja para a fabricação de peças que serão utilizadas das mais diversas formas, ou mesmo para a fabricação de objetos menos complexos, a usinagem é fundamental.

Saiba quais são os processos de usinagem mais utilizados pelas indústrias e a importância deles para as empresas que dependem das peças fabricadas através dessa técnica.

Conheça quais são os processos de usinagem que existem

Sendo uma das principais atividades das indústrias metalúrgicas, a usinagem dá forma à peças a partir do uso de matéria-prima em seu estado bruto.

Utilizando de materiais como o ferro, aço, madeira, plástico, dentre outros, é possível através da usinagem fabricar peças que serão utilizadas em todo o setor de indústrias, desde as montadoras até mesmo as do setor tecnológico.

Apesar de ser resumido através do nome de usinagem, esse é um trabalho que pode ser realizado a partir de processos distintos, os quais vamos listar para você a seguir.

  • Serramento

Esse é um processo que realiza o corte de peças utilizando da serra como principal ferramenta. Existem diversos tipos de lâminas que podem ser utilizadas nesse tipo de trabalho, e algumas podem obter dentes, para diminuir o impacto da ferramenta na peça que está sendo serrada.

  • Aplainamento

O aplainamento, processo que também faz parte da usinagem, é uma atividade na qual é realizado um tipo de corte que visa produzir superfícies planas nas peças, realizado a partir de peças estáticas.

  • Fresamento

O fresamento tem por objetivo criar peças como as engrenagens e estriados, utilizando da fresa como ferramenta principal. A fresa é uma ferramenta de corte que funciona a partir de movimentos circulares que pressionam seus gumes contra o material.

  • Torneamento

O torneamento é um processo que transforma materiais no formato cilíndrico em peças com o mesmo formato, ou em formato de cone. A principal ferramenta utilizada nesse processo é o torno, também uma ferramenta de corte que realiza o movimento de translação.

  • Furação

Esse também é um dos processos de usinagem mais utilizados, e consiste na abertura de uma cavidade a partir da ferramenta denominada broca. Esse processo pode apresentar enquanto variação o alargamento de furos.

Com um movimento de rotação, a broca, que possui dois gumes, realiza um furo na peça, formando uma cavidade no formato cilíndrico.

  • Eletroerosão

A eletroerosão pode ser considerada um dos processos de usinagem mais diferentes dos demais, pois, não é realizada através do atrito de uma ferramenta com a peça, mas sim por meio de descargas que provem de capacitores elétricos.

Diferente dos outros processos, os quais utilizam ferramentas de corte, a eletroerosão irá realizar descargas elétricas ao longo da peça, formando então uma cavidade.

Esses foram os principais processos de usinagem utilizados na hora de transformar um material em um objeto final, e cada um deles possui suas especificidades.

Cada um desses processos contribui de maneira específica na fabricação do produto final, por isso, conhecer os processos de usinagem é tão importante na hora de garantir a qualidade do trabalho ofertado.

Conheça mais sobre os processos de usinagem e outros tipos de trabalho acessando o site http://braniva.com.br/. Tenha já acesso aos melhores serviços na área de mecânica que a sua empresa pode obter.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *