Home / Mecânica / Tornearia mecânica

Tornearia mecânica

Sendo um dos processos que ocorre dentro do setor de usinagem, vamos abordar melhor nesse artigo sobre o que é a tornearia mecânica e qual a sua função dentro de uma indústria, bem como o que pode ser produzido a partir dessa atividade.

Considerando a complexidade do processo de usinagem, a tornearia mecânica é um dos processos fundamentais realizados para a produção de peças  a partir de materiais diversos, estando presente na mais diversas indústrias.

Esse é um processo muito comum dentro das indústrias metalúrgicas, ou mesmo nas indústrias que realizam apenas esse tipo de atividade, com o objetivo de fornecerem as pelas necessárias para outras empresas,

Assim, utilizando do torno como principal ferramenta, essa é uma atividade importante na hora de garantir a fabricação de peças com uma maior precisão, garantindo assim suprir a demanda de empresas montadoras.

Saiba mais sobre a tornearia mecânica e conheça uma das melhores empresas que pode ofertar esse tipo de serviço para você.

Saiba para que serve a tornearia mecânica

A usinagem é o processo que, ao utilizar de uma matéria-prima realiza a fabricação de peças para serem utilizadas na montagem de diversos objetos.

Ou seja, é através da usinagem que uma placa de ferro pode ser transformada em uma peça para automóveis, por exemplo.

Esse é um processo complexo, que envolve diversas atividades, dentre elas a tornearia mecânica, um trabalho realizado a partir de máquinas como o torno mecânico.

O torno mecânico é uma ferramenta composta por um cabeçote que, ao girar, realiza a usinagem de peças, transformando assim um determinado material bruto em uma peça com formato específico.

Assim, o torno mecânico define por meio do corte realizado qual será o formato da peça, seu tamanho e sua estrutura, dando o melhor acabamento possível ao objeto fabricado.

Porém, não é apenas para peças de automóveis que a tornearia mecânica pode ser utilizadas. Através da tornearia mecânica é possível realizar a fabricação de peças como polias, pinos, roscas, além de outras peças no formato cilíndrico ou que possam ter partes circulares.

Com o desenvolvimento desse tipo de trabalho, instrumentos diversos puderam ser fabricados, contribuindo assim com as mais diversas áreas, que vão desde a indústria automobilística até mesmo ferramentas utilizadas na ciência como na medicina.

É importante ressaltar ainda que, esse processo de tornearia mecânica pode ser utilizada tanto para a fabricação de peças novas quanto para dar um melhor acabamento em peças que já estão prontas.

Dessa forma, podemos concluir que, de maneira geral a tornearia mecânica pode ser utilizada para:

  • fabricação de peças com seções circulares

  • um melhor acabamento das peças produzidas

  • produzir peças em uma grande quantidade em um curto espaço de tempo, garantindo a qualidade das mesmas

Esse é um trabalho complexo, eu deve ser realizado por um profissional competente e especializado nesse tipo de trabalho. Por isso, as empresas que precisam de peças que passam pelo processo de tornearia costumam contratar esse tipo de serviço.

O profissional que realiza esse tipo de trabalho é chamado de torneiro mecânico, ele é o responsável por operar a máquina durante o processo de usinagem, garantindo a qualidade das peças e a perfeição das mesmas.

Grande parte das empresas utilizam da tornearia mecânica, porém, terceirizar esse serviço pode ser uma das melhores opções para quem não dispõe da estrutura necessária para operar esse tipo de serviço.

Se você tem uma empresa que utiliza de peças que passam pela tornearia mecânica, não deixe de acessar o nosso site http://braniva.com.br/ e conhecer esse e outros serviços do ramo que ofertamos para você, garantindo a qualidade dos materiais produzidos.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *