Home / Empresa / Usinagem conforme desenho: como fazer

Usinagem conforme desenho: como fazer

O processo de usinagem de uma peça pode ocorrer de formas distintas, e a usinagem conforme desenho é uma das possibilidades, a qual iremos explicar melhor ao longo desse artigo.

Todo processo de usinagem significa submeter um determinado material a ações que o deixarão pronto para ser transformado em um objeto. Assim, a usinagem dá forma a uma matéria-prima, transformando-a, em sua maioria, em peças que serão destinadas a outras empresas.

As peças fabricadas através da usinagem geralmente são destinadas a montagem de estruturas maiores, como por exemplo no uso da indústria automobilística.

A fabricação de uma peça através da usinagem é um processo complexo, que deve ser feito com qualidade, garantindo que a peça ganhe o formato prefeito para ser utilizada.

Conheça como é feita a usinagem conforme desenho

O processo de usinagem conforme desenho é uma das formas de usinagem que podem ser utilizadas atualmente, a qual permite que uma peça seja criada a partir de sua projeção em desenho.

Essa é uma forma de usinagem que segue os padrões que foram estabelecidos para a peça, geralmente através de desenhos realizados diretamente no computador.

Assim, cada máquina recebe os comandos necessários para que possa seguir o modelo do desenho, evitando assim possíveis erros, ou mesmo que a peça não tenha todos os padrões necessários.

Para que seja realizada a usinagem conforme desenho, primeiro é necessário que seja realizada uma projeção da peça. Essa projeção inclui o tamanho, os detalhes, o material que será utilizado, e tudo que seja preciso ter conhecimento antes de dar início ao processo.

Esse desenho é, na maioria das vezes, realizado por profissionais especializados que levarão em conta a utilização da peça e sua função dentro de uma estrutura.

Depois de realizado o desenho, ele está pronto então para ser utilizado como referência para a fabricação da peça. Então se inicia de fato o processo de usinagem, o qual pode ser realizado de formas distintas.

Para esse processo, o material que será utilizado é então submetido a algum dos processos de usinagem, podendo ser desde o fresamento, furação, torneamento ou algum outro que seja mais adequado a peça que se pretende produzir.

Optar pela usinagem conforme desenho pode trazer inúmeros benefícios, os quais vamos listar a seguir para que você possa compreender melhor o motivos que levam as empresas a usarem esse método.

  • Garantia de qualidade

Seguir um modelo visual facilita o processo de usinagem, garantindo a qualidade das peças produzidas e diminuindo as chances de possíveis erros ou imperfeições.

Por esse motivo, além da qualidade, esse é um modelo que oferece também segurança na hora da fabricação.

  • Possibilidade de previsão

Realizar o desenho da peça permite que possam ser previstas possíveis alterações necessárias antes mesmo de dar início ao processo de fabricação, pois, através da visualização da peça fica mais fácil compreender como ela irá funcionar quando inserida em uma estrutura.

  • Economia

Visto a possibilidade de prever possíveis alterações necessárias antes de dar início ao processo de fabricação, utilizar da usinagem conforme desenho possibilita ainda que seja feita uma grande economia, pois, esse método evita que peças sejam produzidas de forma errada e descartadas.

Esses são alguns dos motivos mais importantes pelo qual ainda se utiliza da usinagem conforme desenho para a fabricação de peças diversas. Esse ainda é um dos modelos que permite uma maior segurança e que tem um excelente funcionamento.

Agora que você já sabe como funciona a usinagem conforme desenho, encontre esse e outros serviços da área de mecânica acessando o site http://braniva.com.br/. Você com certeza ficará satisfeito com os trabalhos dessa empresa.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *